As razões pelas quais estamos a construir uma comunicação universal através da Unbabel

3 min read
Why we’re building universal understanding with Unbabel

A célebre narrativa do Génesis conta que a humanidade, outrora unida por uma língua comum, se atreveu a construir uma cidade e uma torre – a Torre de Babel – suficientemente alta para alcançar os céus. Este esforço foi inutilizado pelo Deus bíblico, passando a comunicação a ser tão confusa que os homens já não conseguiam entender-se mutuamente, dando assim origem às centenas de línguas que hoje conhecemos.

Se avançarmos alguns milhares de anos até 1997, podemos notar que uma só língua dominava 80% das páginas da Internet – o inglês. Nessa época, era fácil imaginar que a humanidade voltaria a unir-se através desta extraordinária rede de comunicação global.

Internet languages

No entanto, em 2017, apenas vinte anos depois, a língua inglesa não representa mais do que 20% do conteúdo disponível na Internet. E nos próximos anos, graças à massificação dos smartphones e à chegada de centenas de milhões de pessoas ao universo online, a Internet será, cada vez mais, um reflexo das barreiras fundamentais da linguagem humana.

Internet languages 2017

Embora seja verdade que a língua inglesa se difundiu por todo o mundo nos últimos dois séculos, os números mostram que as empresas e organizações que pretendem beneficiar deste novo mundo de ligações globais terão de ser multilingues.

A comunicação é a base do comércio, da cultura e das civilizações.Se quisermos estabelecer uma relação de identificação e compreensão mútuas, é necessário que a nossa comunicação transcenda fusos horários, fronteiras, mercados e línguas.

Mas este problema está longe de ser fácil de resolver. Acreditamos que a tradução, tal como ela existe atualmente, não é a solução – é parte do problema. A Tradução Automática não tem, por si só, qualidade suficiente, ao passo que a tradução profissional não é um ofício personalizável e limita seriamente o que é considerado “traduzível”.

Human quality translation

Antes da Unbabel, as únicas opções disponíveis eram: ignorar os clientes, responder numa língua que eles poderiam não conhecer ou duplicar os processos internos e investir fortunas em equipas de tradução.

Assim sendo, o que podemos trazer a jogo?

A Unbabel combina duas tendências fundamentais na tecnologia atual – a inteligência artificial e a massificação dos smartphones – para criar uma solução personalizável que mantém a qualidade da tradução humana.

Unbabel translation

Através do poder da aprendizagem automática e de uma comunidade global de 40.000 tradutores, conquistámos um lugar central no universo da comunicação multilingue, ajudando as empresas a expandir a sua interação com os clientes em 28 línguas diferentes.

Translation pipeline

Nós vemos a Unbabel como parte integrante da infraestrutura da Internet – uma solução crucial para a expansão das empresas, ajudando-as a abrir novos mercados e a alcançar novos clientes.

Estamos a acelerar a transição para um mundo sem barreiras linguísticas, fornecendo traduções de qualidade, naturais e personalizáveis entre as empresas e os seus clientes.

Queremos abrir ao mundo novas formas de conteúdo cuja tradução é, por norma, demasiado demorada e dispendiosa. E queremos fazê-lo com dezenas – e num futuro próximo, centenas ou mesmo milhares – de línguas.

Queremos fazer com que toda a gente possa compreender e ser compreendida em qualquer língua.

Estamos a construir a comunicação universal.

ArtboardFacebook iconInstagram iconLinkedIn iconUnbabel BlogTwitter iconYouTube icon