Olá, palavras. A API de Tradução por Inteligência Artificial da Unbabel chega ao Pixels Camp

5 min read

Quando Celso Martinho, o co-fundador do SAPO e Bright Pixel, convidou a Unbabel para ser uma parte da primeira edição do Pixels Camp, nós sabíamos que não podíamos recusar.

Pixels Camp é uma super atualização dos populares eventos CodeBits, o qual também foi fundado, e dirigido por Celso desde 2007. A edição inaugural foi um enorme sucesso, que reuniu mais de 1.000 dos melhores programadores em Portugal durante 72 horas de conversações non-stop, workshops, e desafios de codificação.

Aqui na Unbabel, tínhamos um objetivo claro: ouvir os programadores, para melhor compreender como a nossa API de tradução poderosa, feita por IA e apoiada por humanos, pode ajudá-los a criar produtos apelativos, e negócios lucrativos.

Olá, palavras.

Durante 3 dias, a equipa de programadores da Unbabel mudou-se para o espaço da LX Factory de que o Pixels Camp se tinha apropriado.

Unbabel VR at Pixels Camp

Nós nunca tínhamos feito um stand de exposição adequado, no passado. Por isso, adotámos uma abordagem diferente para o nosso stand. Abdicámos das tradicionais mesas, e dos roll-ups, e optámos por uma estratégia de branding mais ambiciosa, e um sofá, para que pudéssemos ter conversas mais próximas com os programadores, e compreender como podemos trabalhar em conjunto.

Além disso, levámos connosco o nosso mais recente brinquedo, o HTC Vive VR. O Fábio, da Unbabel, acompanhou, em primeira mão, dezenas de pessoas nas suas primeiras experiências de realidade virtual.

A atividade mais popular no Pixels Camp? Provavelmente!

Os programadores da Unbabel têm muitos outros talentos, além da programação, que variam algures entre o surf e incríveis truques de magia com cartas. O Miguel Ribeiro trouxe o seu baralho e fez alguns truques para aqueles que passavam pelo nosso stand.

Naquele momento, com um tweet, a magia aconteceu.

O José Castro juntou-se ao Miguel e uma multidão, rapidamente, se reuniu, e foi hipnotizada pelos seus vários baralhos de cartas, movimentos rápidos, e histórias incríveis, durante uma hora inteira. Nunca me vou esquecer da ilusão alucinante da “máquina do tempo”.
Obrigado, José!
Unbabel booth at Pixels Camp

Palestras do CEO e CTO da Unbabel

Vasco Pedro, o diretor executivo da Unbabel, abriu o palco principal no segundo dia do Pixels Camp. A sua apresentação, A API da Unbabel: Possibilitando Conversas Multilingues, explicou a nossa visão, como empresa e como plataforma de trabalho para programadores.

https://youtu.be/jh50orqceju

Mais tarde naquele dia, João Graça, o nosso CTO, também subiu ao palco para apresentar, Unbabel: Tradução Humana Alimentada pela IA, que entrou em mais detalhes sobre o funcionamento interno da API, e como reunimos uma combinação única de inteligência artificial e uma comunidade global de pós-editores, a fim de oferecer traduções de qualidade humana, em grande escala.

https://youtu.be/faivh-msyw4

E, embora ele não tenha falado sobre a Unbabel, especificamente, o nosso próprio Afonso Graça também deu uma palestra no Pixels Camp. Dá uma vista de olhos “FRP My Swift”.

O desafio da API de Tradução

Unbabel Translation API Hakcathon

Para muitos dos presentes, o Hackathon é o destaque de todo o evento, e ocorre durante 48 horas ininterrompidas a partir do segundo dia até ao final do evento. As equipas competem por fama, glória, e alguns prémios bastante porreiros.

Antes do evento, enviámos chaves sandbox para cada programador, e desafiá-mo-los a usarem a API da Unbabel da forma que lhes parecesse mais adequada. 18 programadores aceitaram o nosso desafio durante o “hackathon”, e muitos outros continuaram a experimentar as chaves no mês que passou desde então.

Unbabel Translation API Pixels Camp

Para mim, o destaque foi um plugin para o WordPress que o Henrique Mouta e Francisco Esteves construíram, permitindo, a qualquer utilizador do WordPress, traduzir “posts” de blog, utilizando a API da Tradução Unbabel.
Todos ficámos bastante impressionados com o que eles conseguiram num curto espaço de 48 horas, e agora estamos a trabalhar com eles, para garantir que o plugin se torna num produto completo, com o qual eles podem fazer dinheiro.

Vencedores e prémios

Unbabel prizes hackathon

A Unbabel foi um patrocinador orgulhoso do evento e, como tal, contribuiu para o conjunto de prémios, os quais pensamos terem sido, provavelmente, alguns dos melhores prémios oferecidos. A nossa contribuição incluiu: um drone DJI Phantom, uma PS4, e ursinhos de goma gigantes. Ah, e aulas de surf gratuitas com a equipa, na Costa da Caparica ou em Carcavelos, dependendo de onde houver melhores ondas nesse dia.

Parabéns aos 10 vencedores, e a todos os que entraram no Hackathon. O nosso André Silva ficou em 8º lugar, com o seu projeto: “Friends with benegits”. (Tinder para programadores). Bom trabalho, André! Agora, de volta ao trabalho.

O que vem a seguir?

O Pixels Camp foi apenas o primeiro de uma série de atividades, que temos planeadas para ligarmos a comunidade dev. Nós queremos que os programadores sejam capazes de construir, crescer, e monetizar aplicações com a nossa API de tradução multilingue.

Com as nossas APIs para email e chat a proporcionarem excelentes resultados para grandes empresas, como a Pinterest, Oculus VR, e MyFitnessPal, temos a certeza de que programadores podem surpreender-nos com os seus próprios casos de uso.

Tens uma grande ideia? Entra em contacto connosco.Adoraríamos ouvir as tuas ideias.

ArtboardFacebook iconInstagram iconLinkedIn iconUnbabel BlogTwitter iconYouTube icon