A transcrição e a tradução sempre pareceram como tirar baldes de água do poço, quando deveria bastar abrir as torneiras. Foi por esta razão que criámos um serviço simples para ajudar a transcrever e traduzir vídeos chamado Unbabel para Vídeo. Não é apenas um dos nossos mais recentes desenvolvimentos, também estamos orgulhosos de anunciar que é agora um dos nossos serviços premiados.

Na Conferência Anual da TAUS (Translation Automation User Society – a rede de dados de línguas para as indústrias da tradução e línguas globais) realizada em San José, Califórnia, a Unbabel ganhou o Concurso Game Changer Innovation, pela segunda vez consecutiva.

A conferência anual TAUS de 2017 reuniu os membros veteranos e os recém-chegados da indústria para discutir o futuro da tradução. O evento incluiu conversas com líderes de empresas como a Lionbridge, SDL e Oracle e apresentações da Microsoft, Google e Amazon.

O presidente executivo da Unbabel, Vasco Pedro, e o diretor de tecnologia, João Graça, estiverem lá para mostrar como a Unbabel para Vídeo combina inteligência artificial e humana (Tradução Automática Neural + os esforços de mais de 50.000 pessoas bilingues em todo o mundo) para fornecer transcrições e traduções precisas em apenas horas.

 

Conversámos com o Vasco pouco depois da Unbabel ter ganho o voto do público entre 19 nomeados:

Porque decidiram abordar o vídeo?
Vasco: A procura por legendagem de vídeo é surpreendente. 85% dos vídeos no Facebook são vistos sem som, por isso se não houver legendas, as pessoas não os veem. Fazia sentido criar uma API de utilização única para legendagem de vídeo em vários idiomas.
Podes explicar exatamente como funciona a Unbabel for Video?
Vasco: Sim, muito simples, suponhamos que envias um vídeo e pedes legendas em 28 idiomas. Nós fazemos a transcrição e a tradução e enviamos as legendas de volta. Num nível mais profundo, combinamos reconhecimento de fala com correção humana e empregamos métodos de última geração para verificar a Garantia de Qualidade.
Que outras inovações no setor captaram a tua atenção na TAUS?
Vasco: Foi um conjunto excecional de empresas e inovações, que reflete o nível incrível de progresso na indústria. O nível geral foi tremendo, é difícil destacar apenas um!
O que é que a Unbabel vai fazer a seguir? Farão uma submissão para tentar vencer pela terceira vez no próximo ano?
Vasco: Temos muitas surpresas emocionantes na calha. Talvez no próximo ano apresentemos uma demo de algo que leia as mentes…