Unbabel PT2020 – Ficha do Projeto

Designação do projeto: SI I&DT Empresarial – Individuais
Código do projeto: 10432
Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção: Lisboa
Entidade beneficiária: UNBABEL, UNIPESSOAL LDA
Organismo: IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

Data de aprovação do projeto: 23/03/2017
Data de início: 01/03/2016
Data de conclusão: 01/06/2018
Despesa elegível: 836.630,05€
Incentivo aprovado: 334.652,02 €
Apoio financeiro da União Europeia: FEEI

Objetivos, atividades e resultados esperados:

A Empresa tem vindo a centrar a sua actividade no desenvolvimento e fornecimento de serviços de tradução a um leque abrangente de clientes em áreas como o eCommerce, empresas de TI, entre outras. A estratégia de desenvolvimento da Empresa assenta precisamente no desenvolvimento de um portfólio de soluções que lhe permita diversificar ainda mais a sua base de clientes, entrando em novas áreas, nomeadamente no sector da Saúde, da Cultura e do Turismo. Desde a sua criação a Unbabel mantém a ambição de ser um player de referência a nível mundial na disponibilização comercial de serviços de tradução inovadores, proporcionando uma cada vez maior valorização e um aproveitamento mais eficiente e sustentável dos seus recursos humanos e tecnológicos (maior qualidade, maior velocidade e menor preço por palavra).

A Unbabel tem estado a desenvolver durante o ano de 2016 e 2017, um grande projecto de I&D “Unbabel 2017: Um novo ecossistema de Machine + Crowd Translation”, tendo como objetivo central a geração e o desenvolvimento de novo conhecimento associado à tradução dinâmica, proativa e preditiva (a qual visa congregar a inteligência artificial e a inteligência humana numa só realidade). Assim, a solução a desenvolver mediante a realização de atividades de I&D, pretende contribuir, à escala global, para o acréscimo inequívoco da qualidade / utilidade da tradução especializada, o aumento da velocidade do processo de tradução e por inerência uma redução significativa do preço por palavra traduzida, alavancando, por esta via, a competitividade da Unbabel em domínios alvo. Deste modo, a Unbabel pretende desenvolver um conjunto integrado de atividades de investigação, o qual correlaciona (i) Machine Translation, (ii) Processamento de Linguagem Natural, (iii) Machine Learning e ainda (iv) uma nova plataforma de suporte ao ecossistema idealizado por parte da Unbabel, de pós-edição distribuída (ao nível da comunidade de tradutores / editores).
De forma global, a Empresa considera que este projecto tem tido um impacto fundamental na sua performance pelos significativos avanços a nível de I&D verificados e que permitiram colocar a Empresa na vanguarda a nível mundial das melhores práticas nos diferentes domínios.

Facebook Instagram LinkedIn Twitter YouTube Dribbble GitHub Menu Toggle