Na Unbabel, temos algo chamado Night Lab – projetos relacionados à empresa feitos por grupos de pessoas no seu tempo livre, que são votados e recompensados ​​no final de cada trimestre fiscal.

Os telefones e o som fascinaram me desde que eu era criança e sempre quis desenvolver sistemas relacionados qualquer dia. Eu pensei que seria interessante juntar o principal negócio da Unbabel de tradução plug-and-play, reconhecimento de voz e uma API baseada em telefone num Laboratório Noturno por conta própria. Portanto, Unbabel Voice nasceu.

Unbabel Voice é um sistema de resposta automática que permite traduzir um idioma que podes falar para qualquer um dos nossos idiomas suportados.

O cliente marca um número, indica o idioma do qual pretende traduzir, o idioma para o qual pretende traduzir e o conteúdo que pretende traduzir.

Em seguida, transcreve a tua voz e traduz para o idioma que solicitaste e diz o resultado de volta para ti.

Podes então enviar para ti, como um SMS (desativado no momento), repetido ou apenas reutilizar o par de idiomas selecionado anteriormente para uma tradução subsequente.

Como é criado

Para não reinventar a roda e tornar o ciclo de desenvolvimento muito mais curto, optei por contactar serviços externos para todas os Operacionalidades difíceis. Que o sistema usa Para as mensagens de Voz Twilio para atender chamadas telefónicas, que por sua vez ligam o nosso serviço da web que gere o fluxo via TwiML.

O menu interativo pede os idiomas de origem e destino, que são reconhecidos pelo Twilio através de palavras-chave. Depois de fazer a configuração inicial, é configurada uma gravação e o conteúdo a ser traduzido é enviado para o nosso serviço, que, por sua vez, pergunta Google Speech API para uma transcrição e, em seguida, envia para o Unbabel Tradução Automática API para tradução. Em seguida, usamos os recursos Text-To-Speech do Twilio para devolver o resultado ao utilizador.

Sendo que isto iniciou-se como um projeto pessoal, aproveitei a oportunidade para me aprofundar no desenvolvimento de aplicações web usando a linguagem de programação Go, ou seja, usando a Framework web Gine outros pacotes, especificamente para integração das APIs usadas. Eu usei a Biblioteca Twiml Go de BTBurke para gerar o TwiML para os menus interativos e até contribuiu com Solicitação de Pull a montante. 😜

eu perguntei Sofia Rocha pelas suas excelentes habilidades em design e ela rapidamente produziu uma landing page estática para este pequeno projeto, seguindo as nossas diretrizes internas de design, muito obrigada por isso! 🎉

Conclusão

Este foi um projeto muito divertido e eu consegui ter um protótipo trabalhando pouco mais do que um fim de semana. É definitivamente interessante aprender novas habilidades e exercitar as tuas habilidades de codificação, especialmente quando o teu papel principal é DevOps. 😅

Muito obrigado pela leitura e não te esqueças de terminar aquele projeto paralelo no qual estás a trabalhar há algum tempo! 😏